Com
a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula no centro do filme do
partido que vai ao ar nesta quinta-feira 24, PT comemora 10 anos do programa
social que transfere renda do Estado para os cidadãos mais pobres; Mais Médicos
merece destaque como novo marco de realização social da legenda; produzidos
pela equipe do marqueteiro João Santana, seus dez minutos começam comparando
desemprego e estagnação econômica na Europa com criação de postos de trabalho
no Brasil; "Brasil fez, faz e fará", diz Dilma; tendência é oposição
se morder; vídeo.
Via 247 - Nos
dez anos do programa Bolsa Família, carro-chefe do PT, o partido resolveu usar
seu tempo de propaganda gratuita na televisão com um filme publicitário que
promete não passar indiferente. A tendência, na noite desta quinta-feira 24, é
de muitos aplausos entre os petistas e seus simpatizantes - e franca oposição
entre os adversários.
No
filme, produzido pela equipe do marqueteiro João Santana, a presidente Dilma
Roussseff e o ex-presidente Lula são as duas grandes estrelas políticas, mas os
programas sociais implantados pelo partido, mais especialmente, têm forte
destaque entre ilustrações, computação gráfica e entrevistas de campo. Pela
ordem, o governador da Bahia, Jacques Wagner, o ministro da Saúde, Alexandre
Padilha, e o presidente da legenda, Rui Falcão, são os outros políticos que
aparecem em cena, em momentos distintos.
"O
Bolsa Família é igual a um bolo, quanto mais batem nele, mais ele cresce",
resume Lula, após assinalar que "muitos políticos querem acabar" com
o programa sob o argumento de criar uma "porta de saída". "Mas o
Bolsa Família já é essa pota de saída" da pobreza, completa o
ex-presidente.
Antes,
a presidente Dilma aparece cravando que "o Brasil teve e tem governos que
defendem o povo". Ela diz que o país, administrado pelo partido,
"fez, faz e fará". Em suas falas, Dilma sustenta que a administração
pública gerenciada pelo PT "aprende rápido" a implantar programas
sociais amplos a cada vez que um deles é colocado em prática.
Na
abertura, a peça de propaganda mostra cenas de um telejornal da Espanha, com a
informação de que o Europa bate recordes de desemprego. "Enquanto isso, o
Brasil bate gera empregos a cada dia", comparam o locutor e os letterings.
A seguir novos cotejamentos são feitos para mostrar, em resumo, que enquanto há
uma crise infernal lá fora, aqui se vive, na prática, num paraíso de trabalho e
renda. Esse contraste é acentuado por cenas em preto e branco do exterior e em
vivo colorido quando aparece o Brasil.
O
ritmo é veloz, o que permitiu a abordagem de diferentes temas. Após a exaltação
ao Bolsa Família em seus dez anos, que retirou, de acordo com a informação
veiculada, 36 milhões de brasileiros da faixa da pobreza extrema, chega a vez
do Mais Médicos. O programa sancionado por Dilma esta semana é mostrado como um
marco social tão importante quanto o que completa dez anos. Neste ponto, além
de uma fala de um médico cubana, há um povo-fala e, sim, a presença do ministro
Padilha. "Então eu sou o segundo médico que a senhora vê na vida",
reflete ele diante de uma mulher idosa, moradora do interior do país. Como se
sabe, o ministro é pré-candidato da legenda ao governo de São Paulo.
Em
estúdio, entre placas computadorizadas, o presidente do partido, deputado
estadual Rui Falcão, aparece no melhor estilo 'apresentador do Globo Repórter',
prometendo que a legenda promoverá, nos próximos períodos, uma reforma
política.
O
filme é encerrado com uma mensagem de otimismo da presidente Dilma. Até aqui,
goste-se ou não do PT e seu marqueteiro Santana, não se conhecia um filme de
publicidade política tão bem elaborado tecnicamente. 247 - Nos
dez anos do programa Bolsa Família, carro-chefe do PT, o partido resolveu usar
seu tempo de propaganda gratuita na televisão com um filme publicitário que
promete não passar indiferente. A tendência, na noite desta quinta-feira 24, é
de muitos aplausos entre os petistas e seus simpatizantes - e franca oposição
entre os adversários.
No
filme, produzido pela equipe do marqueteiro João Santana, a presidente Dilma
Roussseff e o ex-presidente Lula são as duas grandes estrelas políticas, mas os
programas sociais implantados pelo partido, mais especialmente, têm forte
destaque entre ilustrações, computação gráfica e entrevistas de campo. Pela
ordem, o governador da Bahia, Jacques Wagner, o ministro da Saúde, Alexandre
Padilha, e o presidente da legenda, Rui Falcão, são os outros políticos que
aparecem em cena, em momentos distintos.
"O
Bolsa Família é igual a um bolo, quanto mais batem nele, mais ele cresce",
resume Lula, após assinalar que "muitos políticos querem acabar" com
o programa sob o argumento de criar uma "porta de saída". "Mas o
Bolsa Família já é essa pota de saída" da pobreza, completa o
ex-presidente.
Antes,
a presidente Dilma aparece cravando que "o Brasil teve e tem governos que
defendem o povo". Ela diz que o país, administrado pelo partido,
"fez, faz e fará". Em suas falas, Dilma sustenta que a administração
pública gerenciada pelo PT "aprende rápido" a implantar programas
sociais amplos a cada vez que um deles é colocado em prática.
Na
abertura, a peça de propaganda mostra cenas de um telejornal da Espanha, com a
informação de que o Europa bate recordes de desemprego. "Enquanto isso, o
Brasil bate gera empregos a cada dia", comparam o locutor e os letterings.
A seguir novos cotejamentos são feitos para mostrar, em resumo, que enquanto há
uma crise infernal lá fora, aqui se vive, na prática, num paraíso de trabalho e
renda. Esse contraste é acentuado por cenas em preto e branco do exterior e em
vivo colorido quando aparece o Brasil.
O
ritmo é veloz, o que permitiu a abordagem de diferentes temas. Após a exaltação
ao Bolsa Família em seus dez anos, que retirou, de acordo com a informação
veiculada, 36 milhões de brasileiros da faixa da pobreza extrema, chega a vez
do Mais Médicos. O programa sancionado por Dilma esta semana é mostrado como um
marco social tão importante quanto o que completa dez anos. Neste ponto, além
de uma fala de um médico cubana, há um povo-fala e, sim, a presença do ministro
Padilha. "Então eu sou o segundo médico que a senhora vê na vida",
reflete ele diante de uma mulher idosa, moradora do interior do país. Como se
sabe, o ministro é pré-candidato da legenda ao governo de São Paulo.
Em
estúdio, entre placas computadorizadas, o presidente do partido, deputado
estadual Rui Falcão, aparece no melhor estilo 'apresentador do Globo Repórter',
prometendo que a legenda promoverá, nos próximos períodos, uma reforma
política.
O
filme é encerrado com uma mensagem de otimismo da presidente Dilma. Até aqui,
goste-se ou não do PT e seu marqueteiro Santana, não se conhecia um filme de
publicidade política tão bem elaborado tecnicamente.
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