quarta-feira, 29 de setembro de 2010

DATAFOLHA DESMENTIDA!

Sensus e Ibope desmentem e desmoralizam Datafolha


Alegria de tucano dura pouco, neste caso, apenas um dia. Ontem, a pesquisa Datafolha mostrava uma Dilma Rousseff em queda livre nas pesquisas enquanto seus adversário José Serra e Marina Silva subiam “a olhos vistos”.

Pode-se questionar a metodologia aplicada pelos principais institutos de pesquisa (Ibope, Datafolha, Sensus e Vox Populi), mas, se a tendência de queda fosse uma verdade irrefutável, apareceria em maior ou menor número nas pesquisas de hoje dos institutos Sensus e Ibope. Não foi isso que aconteceu.

Ibope
Vantagem de Dilma se mantém estável em pesquisa CNI-Ibope

BRASÍLIA (Reuters) – A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, manteve estável sua vantagem na disputa eleitoral, mostrou pesquisa CNI/Ibope, nesta quarta-feira.
Dilma tem 50 por cento das intenção de votos, José Serra (PSDB) aparece com 27 por cento, enquanto Marina Silva (PV) ficou com 13 por cento.
Na pesquisa Ibope divulgada em 24 de setembro, Dilma tinha 50 por cento, Serra 28 por cento e Marina, 12 por cento.
O Ibope entrevistou 3.010 pessoas entre os dias 25 e 27 de setembro, em 191 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais

(Reportagem de Natuza Nery e Ray Colitt)

Sensus
Pesquisa Sensus mostra Dilma com 50,5% contra 26,4% de Serra

Marina Silva (PV) aparece com 8,9% das intenções de voto.

Em 24 de agosto, petista tinha 46%, tucano 28,1% e Marina, 8,1%.

Robson Bonin Do G1, em Brasília
A pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta terça-feira (14), mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 50,5% das intenções de voto, 24,1 pontos percentuais à frente do candidato do PSDB, José Serra, que tem 26,4%. Marina Silva (PV) aparece com 8,9%.

Entre 10 e 12 de setembro, foram ouvidos 2 mil entrevistados em 136 municípios de 24 estados. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Na última rodada, divulgada em 24 de agosto, Dilma tinha 46% contra 28,1% de Serra e Marina, 8,1%.
Entre os demais candidatos, Zé Maria (PSTU) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) aparecem empatados, com 0,6%. Eymael (PSDC) tem 0,2% e Rui Pimenta (PCO), 0,1%. Levy Fidelix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 3,5% e os entrevistados que não souberam ou não responderam totalizaram 9,1%.
Segundo o Instituto Sensus, considerando apenas os votos válidos da pesquisa, Dilma venceria a eleição no primeiro turno, com 57,8% dos votos contra 30,2% e 10,2%.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno pesquisado pelo Instituto Sensus entre Dilma e Serra, a petista venceria com 55,5%. Serra teria 32,9% das intenções de votos. A pesquisa não simulou segundo turno envolvendo a candidata do PV, Marina Silva.
A pesquisa realizada pelo Instituto Sensus já mediu a repercussão do caso da quebra de sigilos fiscais de integrantes do PSDB e de familiares do candidato José Serra. As recentes denúncias de tráfico de influência no governo envolvendo a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, não foram repercutidas no levantamento.

Rejeição
Segundo o presidente da CNT, Clésio Andrade, os ataques proferidos por Serra contra a campanha petista no programa eleitoral de TV e rádio fizeram aumentar a rejeição do tucano para 41,3%. Em 24 de agosto, a rejeição de Serra era de 40,7%.
A rejeição de Dilma ficou em 29,4% dos entrevistados e de Marina, em 45%. Em agosto, a petista tinha 28,9% e a candidata do PV, 47,9%. A rejeição superior a 40%, segundo o Instituto Sensus, já inviabiliza a eleição do candidato. No caso de Marina, a alta rejeição é explicada pelo diretor do instituto, Ricardo Guedes, pelo conteúdo das propostas da candidata: “É a falta de consistência política nas propostas dela.”

Vitória
O levantamento também mediu a expectativa de vitória dos candidatos entre os entrevistados. Para 71,8%, Dilma será eleita presidente do Brasil. Acreditam na vitória de Serra 16,1% dos entrevistados. Já Marina tem a expectativa de vitória de 1,8%.

Propaganda eleitoral
O Instituto Sensus também quis saber se os entrevistados acompanharam a propaganda eleitoral exibida em rede de rádio e TV e qual o julgamento que faziam da qualidade dos programas de cada candidato. Para 60,3% dos entrevistados, o melhor programa foi o de Dilma. 29,5% gostaram mais do programa de Serra e 9,1% preferiram o de Marina.

Os entrevistados que assistiram a todos os programas na TV somaram 23,9%. Acompanharam “em parte” totalizaram 38,4%. Os que “ouviram falar e conversaram sobre o assunto” foram 21% e os que “não ouviram falar” e disseram “não ter conhecimento” somaram 14%.

Voto definitivo
Segundo a pesquisa Sensus, 72,7% dos entrevistados já definiram em quem votar nas eleições de outubro e não pretendem mudar de candidato “de jeito nenhum”. Ainda podem mudar totalizam 12,4% e ainda não definiram, 11,2%. F. QSDV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...