domingo, 31 de outubro de 2010

Eu tive um sonho – apenas mais uma anáfora do Blog

Eu hoje tive um sonho onde vivia em um país em que todas as injustiças sociais foram sanadas, onde todos vivem com dignidade, e que a fome tinha sido completamente erradicada.
Eu tive um sonho onde vivia em um país onde todos têm acesso a um sistema de saúde em condições de atender bem e fornecer medicamentos para a população, onde todos têm tratamento equânime e justo.
Eu tive um sonho onde vivia em um país onde não existem pessoas analfabetas, onde o acesso ao sistema educacional está disponível para todos, e que todas as crianças em idade escolar estudam.
Eu tive um sonho onde vivia em um país seguro, onde as pessoas podem andar tranqüilas nas ruas, sem medo de serem atingidas por uma bala perdida ou assaltadas, em que as crianças e adultos saem de casa para estudar e trabalhar e voltam sãos e salvos para suas casas.
Eu tive um sonho onde vivia em um país onde a tolerância religiosa é preceito fundamental, onde não existem preconceitos contra opções filosóficas e escolhas sexuais, em que as pessoas têm a liberdade de escolha sem nenhum tipo de patrulha, e que o debate de temas importantes para a sociedade não são tabus nem usados como argumentos para terrorismo eleitoral.
Eu tive um sonho onde vivia em um país sem facções de extremistas intolerantes, onde a decisão da maioria é respeitada acima de tudo, onde não existem grupos que nutrem alternativas de alcançar o poder fora do processo democrático, onde se pode discutir política usando a cabeça e não o fígado.
Eu tive um sonho onde vivia em um país onde o acesso à informação não esteja restrito, onde não existem monopólios ou detentores do controle da liberdade de expressão, onde seja respeitado o contraditório e o direito de defesa e resposta, onde os veículos de comunicação nutrem respeito à inteligência e a dignidade do seu leitor/telespectador/ouvinte.
Eu tive um sonho onde vivia em um país onde a justiça trata todos os cidadãos com o mesmo peso e medida, sem beneficiar o grande contra o pequeno, o poderoso contra o frágil, onde tanto pobres quanto ricos pagam por seus delitos.
Eu tive um sonho onde vivia em um país com uma população mais educada, que não suja as ruas, os rios, os mares, as florestas, e que respeita, sobretudo o meio ambiente e os animais.
Esse país do sonho é impossível? Na verdade, não. Esse é uma país onde a população alcançou um nível de maturidade suficiente para rejeitar completamente aqueles que insistem em fazer do nosso país um lugar onde nenhum desses preceitos são respeitados.
O fato de certas manobras que impedem essa evolução da nossa sociedade não estarem tendo os mesmos efeitos de outrora, principalmente aquelas urdidas pelos grupos mais conservadores que rejeitam essas transformações, é um sinal claro e límpido que a modificação silenciosa continua sendo operada lentamente, a despeito do aumento proporcional do esperneio.
O presidente Lula semeou um país melhor e defendeu o seu canteiro com unhas e dentes. As mudas que de lá vingaram estão fortes e a cada dia fica mais difícil de serem extirpadas. A sociedade aceitou essas mudanças e as adotou, hoje até os adversários do presidente confessam ser impossível desfazê-las.
No fim desse sonho que tive, comecei a ouvir no fundo uma melodia que vinha se aproximando e aproximando, e se tornou em um coro de milhões de vozes como em um gigantesco e interminável estádio de futebol, soando como uma súplica para que essas transformações não parassem, que dizia assim:
Vai, vai meu Brasil, segue mudando com Dilma Presidente…
Vai, vai meu Brasil, segue mudando com Dilma Presidente.
Tenham um excelente 31 de Outubro. Cumpram com o seu dever cívico e votem com convicção, Dilma a 1º presidente do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...