quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Empresários punem estudantes da UFRN por protesto recolhendo os Circulares

Com a conivência da prefeitura de Natal, os empresários do transporte "público" da cidade recolheram os Circulares da UFRN como forma de retalhação ao protesto articulado nas redes sociais, já que este teve como principais atores os alunos da Universidade e do Instituto Federal do RN - UFRN e IFRN, respectivamente. Nenhuma das demais linhas, que ao contrário da linha interna do campus cobram passagem,   teve sua frota diminuída.

O protesto teve início às 15h30min na parda do circular, próximo ao Shopping Via Direta e seguiu caminhando pela BR-101 com cerca de 600 participantes. Sendo interceptado, aproximadamente às 20h, pela ação truculenta da Polícia de Choque do RN.

O desastre administrativo municipal teve seu  papelão mais recente quando três linhas de ônibus urbanos (03, 45, 28) foram desativadas sem aviso prévio, deixando os usuários por horas nas paradas sem saber o que tinha ocorrido. A prefeitura se deteve, no dia seguinte à interrupção do serviço, a aconselhar os usuários a utilizar transportes com percursos próximos aos das linhas desativadas. 

No entanto o que desatou a revolta popular foi o aumento da passagem em 10%, reajuste maior que a inflação do período que foi de 7,58%, elevando-a ao valor de R$2,40. Em junho a prefeita Micarla de Sousa negou que haveria reajuste do preço das passagens, chegou até mesmo a enviar seus "cargos comissionados" para a rua durante um protesto organizado pelo Movimento #ForaMicarla com cartazes com os dizeres: "Micarla não vai deixar aumentar". Ainda em agosto  a  5ª Vara da Fazenda Pública, negou o pedido de indenização e reajuste no valor das passagens. Porém nesta segunda-feira (27.08) a população foi bombardeada com a notícia de que no dia seguinte haveria aumento na tarifa. Muitas pessoas foram pegas de surpresa ao passarem pela catraca.

A prefeita do PV não concorrerá ao pleito eleitoral devido a uma rejeição que já nas primeiras pesquisas estimuladas, realizadas em junho deste ano, alcançou de 66,65% enquanto que alguns dos atuais candidatos tinham valores bem mais baixos: Carlos Eduardo (PDT) foi rejeitado por 2,3% dos entrevistados;Hermano Morais (PMDB), 1,5%; Rogério Marinho (PSDB) por 1,3%; e Fernando Mineiro (PT), 0,8%. 

A Borboleta resolveu colocar as asinhas de fora e assinar a autorização do aumento, mas como demonstrado desde a ocupação da Câmara Municipal por 14 dias em 2011,  a população não vai mais aceitar calada os  seus desmandes e falcatruas. 

O protesto de hoje não foi o primeiro  nem será o último! O natalense resolveu mostrar que não "deve favor" a empresários e que pelo custo de vida nessa cidade merece serviços públicos de melhor qualidade. Nem mesmo a intervenção da polícia, agindo sempre como  um feroz cão de guarda dos poderosos e contra os que deveriam ser protegidos por ela, vai parar esta revolta (http://www.flickr.com/photos/86145755@N04/7890945858/). Como bem colocado na faixa do CA de Direito da UFRN: "Até que tudo cesse nos não cessaremos".

Em véspera de eleições, cabe ao povo, este mesmo que elegeu Micarla em 2008 no primeiro turno com 50,84% dos votos, parar para refletir a cerca do poder que tem nas mãos e não repetir o mesmo erro ao manter família A ou B no poder, ou ainda,candidatos que já fizeram administrações municipais desastrosas e se colocam como confiáveis. O mesmo vale para eleger o legislativo, temos vereadores que são apoiados   até mesmo por condenados na Operação Impacto. 

Antes de votar, pesquise a história dos candidatos, saiba quem são os que os apoiam , não jogue seu voto no lixo!

Escrito por: Isabel Andrade L. de Sousa 
Vice-presidente do Diretório Acadêmico do Centro de Biociências; ex- tesoureira do Centro Acadêmico de Biologia; Mestranda em Bioquímica - UFRN

Fontes:
Colaboradoras: Taliane Domingos e Luh Xavier via telefone
Crédito das Fotos: 
Civone Medeiros via Facebook
Créditos do vídeo:  Leonardo Sinedino via Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...