quarta-feira, 24 de julho de 2013

Milhares se reúnem para abertura da JMJ no Rio

Danilo Verpa: RIO DE JANEIRO, RJ - 23.07.2013: ABERTURA JMJ/RJ - Peregrinos de diversos países na missa de abertura oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na praia de Copacabana, zona sul do Rio. (Foto: Danilo Verpa/Folhapress)
A cerimônia desta terça-feira, que envolve atividades desde a tarde, não conta com a presença do papa Francisco; o pontífice passou o dia na residência do Sumaré, na zona oeste do Rio; nesta quarta-feira, logo cedo, Francisco segue para Aparecida (a 180 quilômetros de São Paulo), onde celebra missa às 10h30, no Santuário Nacional de Aparecida.

Rio 247 - Um multidão se concentrou em frente ao palco montado para a abertura da Jornada Mundial da Juventude, em Copacabana. Além deles, diversos grupos assistem à programação desde a tarde desta terça-feira em frente aos mais de 30 telões posicionados para a transmissão do evento. Alguns dançam, outros permanecem sentados em cangas espalhadas pela areia de Copacabana. O evento de abertura não conta com a presença do papa Francisco.
Cantores católicos se apresentavam desde a tarde no palco da Praia de Copacabana onde ocorrerria, a partir das 18h, a abertura oficial da JMJ. Antes de começar o show, os apresentadores rezaram o Pai Nosso, em português, convocando os peregrinos a acompanhar a oração, cada qual em seu idioma. Em seguida, foi exibido nos telões o clip da JMJ, destacando os pontos turísticos da cidade, como o Corcovado e a Escadaria Selarón, na Lapa.
Carlos Rodrigues e a mulher Ivanete são de Belo Horizonte e trouxeram os dois filhos, de 11 e 7 anos de idade, para acompanhar a JMJ. A família está aproveitando o evento para conhecer o Rio e já visitou muitas igrejas, principalmente no centro da cidade. Na avaliação de Ivanete, o tempo chuvoso hoje no Rio não tirou o ânimo da família.
Chuva
"Esta chuva não está atrapalhando em nada, para nós está sendo uma chuva de benção, porque temos crianças pequenas e não queremos que elas fiquem no sol", disse. Carlos ressaltou a importância do evento para a formação espiritual dos filhos. "Viemos em família por uma questão espiritual. É muito importante trazê-los aqui e ver o que eles estão aprendendo", declarou.
À medida em que se aproximava a hora de abertura oficial da jornada, aumentava o movimento de peregrinos em direção à orla de Copacabana. Os trens do metrô chegam lotados à Estação Cardeal Arcoverde. No percurso até a praia, feito através da Rua Rodolfo Dantas, é grande a quantidade de pessoas. Os bares e restaurantes da orla também estão lotados.
A prefeitura do Rio montou um esquema especial para a abertura da JMJ, envolvendo vários órgãos municipais. Os peregrinos contam em Copacabana com sete postos de assistência médica, com um total de 67 leitos. Ao todo, trabalharão nos postos, até a meia-noite, 91 médicos, 28 enfermeiros e 91 técnicos de enfermagem. Segundo a prefeitura, 60 ambulâncias, sendo 50 equipadas com unidade de tratamento intensivo, estão à disposição para eventuais transferências de pacientes.
A Guarda Municipal está com 769 homens, atuando no ordenamento urbano e na fiscalização do trânsito no bairro. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) convocou 1.100 garis, distribuída ao longo da orla e ruas próximas. A remoção do lixo será feita por uma frota de 15 caminhões compactadores e 20 basculantes.
Papa
Em seu segundo dia no Brasil, o pontífice saboreou um dos quitutes mais famosos do país: o pão de queijo. O engenheiro responsável pela infraestrutura da residência do Sumaré (onde Francisco está hospedado), Paulo Roberto Viana, contou que Francisco comeu seis pães de queijo no café da manhã e almoçou com o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta. Francisco não esconde a satisfação em degustar pratos da culinária regional. Nascido em Buenos Aires, ele levou para o Vaticano o hábito de tomar mate – no Brasil, o costume é comum entre os gaúchos que tomam o chimarrão.
O papa passou o dia hoje na residência do Sumaré, na zona oeste do Rio. Alguns carros entraram e saíram do local, mas todos com vidros escuros, impedindo a identificação dos ocupantes.  A movimentação maior foi apenas de troca de turnos das forças de segurança, que envolvem policiais federais e agentes da Polícia Rodoviária Federal. Pela agenda oficial, não há previsão de o papa deixar o Sumaré hoje. Amanhã (24), logo cedo, Francisco segue para Aparecida (a 180 quilômetros de São Paulo), onde celebra missa às 10h30, no Santuário Nacional de Aparecida. Postado por Marcos Imperial, via Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...