segunda-feira, 28 de julho de 2014

Um encontro de gerações, para ficar escrito nas páginas da política do PT/RN.

Ontem em Parnamirim tive a honra de conversar e conhecer seu Raimundo Bento, que falou um pouco da sua historia de vida no PT. 

Militante da Igreja Católica, e sindicalista ao mesmo tempo, seu Raimundo Bento foi convidado pelo Ex. presidente Lula, que na época era um metalúrgico, a participar da fundação da CUT em São Paulo, e lá depois da plenária de fundação da CUT, seguiu com Lula para participar de uma reunião política de articulação em São Bernardo, isso em já em 1979. 

Na reunião Lula compartilhou para todos os metalúrgicos presentes na plenária, que estava deixando a vida Sindical e entrando na vida pública, nesse dia todos os trabalhadores apoiaram sua decisão. Foi ai que surgiu a ideia fundar um Partido político que tivesse respaldo com a classe trabalhadora e operários de São Bernardo. 

Naquele momento muitos ficarem apreensivos, porque nem nome tinha o Partido, e Muito menos as diretrizes de conduzi-lo, mais uma coisa tinha de sobra, afirmou seu Raimundo Bento, à ideologia. 

Uma questão que também foi questionada foi à condição econômica, já que todo mundo era operário, e como iriam ter tempo para militar e da vida orgânica ao Partido. 

Depois de uma grande discussão entre todos os operários presentes, decidiram que esse Partido tinha que ter uma representatividade da classe trabalhadora, que fizesse o trabalhador se sentir valoriza para entrar na luta. Naquele momento tão delicado que viviam. 

Nesse dia nominalmente nascia o Partido dos Trabalhadores (PT). Esse foi o nome mais aceito pelos trabalhadores presente na reunião. 

A ideia se espalhou e se repercutiu nos Estados Brasileiros, a bandeira foi abraçada, e a estrela virou o escudo dos trabalhadores, mesmo numa situação totalmente delicada, devido a pressão que os operários sofriam dos empresários e Sindicatos. 

Seu Raimundo se lembra de um momento muito delicado que passou, e que foi perseguido por isso, quando foi proibido na época de fazer política partidária dentro da Igreja, podia fazer políticas sociais, políticas publicas, mais política para melhoria da classe trabalhadora não podiam, porque os poderosos da época pressionavam os Padres para não permitir nem incentivar isso dentro da Igreja. Mais o momento era de fazer política partidária, e mesmo sofrendo represarias, foi isso que fizeram. 

E assim começou uma postura política de lutar do Partido dos Trabalhadores pela classe trabalhadora, nos Estados e Municípios Brasileiros. 

No seu Raimundo Bento já com o PT no ano de 1982 lançou em Ilmo Marinho um candidato a Prefeito, mesmo sabendo que não tinha condições de ganhar, mais queria mostrar para seu povo que o Partido que ele ajudou a fundar poderia no futuro mudar a vida dos Brasileiros. (Ele estava certo). 

Hoje seu Raimundo Bento se sente feliz em ver hoje a vida dos Brasileiros ter mudado principalmente os mais necessitados, que hoje graças ao seu Partido dos Trabalhadores, tem o que comer pela manhã, tarde e noite. Só esse motivo já valeu minha luta. Disse seu Raimundo.

Nesse encontro de gerações hoje em Parnamirim, eu não poderia deixar de registrar esse momento com seu Raimundo Bento, que com muita honestidade, sinceridade, militância, resistência e perseverança lutou para hoje desfrutarmos de um pais melhor, e livre. Onde podemos expressar nossas opiniões, e fazer política partidária em todo meio da sociedade.

A seu Raimundo Bento fundador do Partido dos Trabalhadores aqui no Estado do Rio Grande do Norte, e lá em cima, na Nacional, quero dizer obrigado pela manhã de historia e aprendizado. E para nossa alegria, assim como nos seu Raimundo Bento vota Eraldo 1333 para federal.

Essa prosa que tive com seu Raimundo Bento no dia 26 de julho de 2014, as 13h00 e 28min, quero guardar para o resto da vida. 

Por Marcos Imperial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...