quinta-feira, 30 de julho de 2015

Livro ensina crianças a produzir menos lixo e descartá-lo corretamente

capa
O livro é voltado para crianças, mas também pode ser útil para adultos que não dão tratamento correto ao lixo.

Em 'Eu Produzo Menos Lixo', bióloga Cristina Santos faz um alerta ecológico e orienta como reduzir o impacto do nosso consumo no meio ambiente.

São Paulo – “A cada dia, produzimos algum tipo de lixo. Todas as coisas que compramos, depois de certo tempo, ficam velhas, fora de moda ou param de funcionar. Então, jogamos fora aquilo que um dia foi útil para nós.” É assim que a bióloga e pesquisadora Cristina Santos abre o livroEu Produzo Menos Lixo (Cortez Editora, 40 págs.).

A autora contextualiza a produção de lixo desde a pré-história para demonstrar como as mudanças no estilo de vida das pessoas têm causado impacto na sociedade e, especialmente, no meio ambiente. O objetivo é ajudar a desenvolver a conscientização entre as crianças, público que já acompanha os pais ao supermercado e que, desde cedo, tem grande poder de persuasão nas decisões de compra de adultos.
Ilustrado pela holandesa Freekje Veld, o livro mostra como novos hábitos de consumo estão promovendo o esgotamento de recursos naturais fundamentais para nossa sobrevivência. Para facilitar a compreensão, a obra é cheia de exemplos e de desenhos feitos a partir de colagens, que dão um toque lúdico ao conteúdo. “As fraldas de tecido foram substituídas pelas descartáveis. Durante seu primeiro ano de vida, cada bebê usa 1.500 fraldas!Alimentos de todos os tipos são encontrados prontos para serem consumidos em potes de vidro, latas e caixas de plástico ou de papel. O suco, que era feito em casa, agora é comercializado dentro de uma caixa pronto para beber. As bonecas eram confeccionadas de tecido e os carrinhos eram feitos de madeira, mas, com o tempo, o plástico substituiu esses materiais e ainda permitiu uma grande diversificação de brinquedos. Não havia computadores, tablets e celulares, mas hoje eles são comprados aos milhares, diariamente. E também são jogados no lixo aos milhares, diariamente.”

Para onde o lixo é levado? Quais são os riscos que os lixões trazem às pessoas e ao meio ambiente? O que acontece quando o lixo é jogado no chão ou deixado na praia? Depois de explicar sobre os problemas que o lixo traz à natureza, Cristina ensina como cada um pode fazer sua parte para reduzir o impacto: “Uma boa maneira de mudar a história até agora contada é separar os resíduos sólidos que embalam alimentos, bebidas, produtos de limpeza e higiene para que possam ser reciclados. O processo da reciclagem transforma todos esses materiais para serem reutilizados por todos”.
A autora também explica o que deve ser feito com medicamentos que passaram do prazo de validade ou que não serão mais utilizados, lâmpadas fluorescentes que não funcionam mais, pilhas, óleo de cozinha usado, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. Os ensinamentos servem especialmente para crianças, mas não apenas. Ele também pode ser útil e esclarecedor para os adultos que ainda não dão tratramento correto ao lixo.
Eu Produzo Menos Lixo
Autora: Cristina Santos
Ilustradora: Freekje Veld
Editora: Cortez
Páginas: 40
Ano: 2015
Preço sugerido: R$ 34
Via http://www.redebrasilatual.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...