quinta-feira, 30 de julho de 2015

MEDO DO POVO: Prefeito Jaime Calado intima vereadores e tenta boicotar audiência pública

Foto Divulgação.
Apenas os vereadores Nonato Queiroz, Alexandre Cavalcanti, Eraldo Paiva, Tarcísio Fernandes, Edmilson Gomes e Geraldo Veríssimo não foram no café da manhã, intimado pelo prefeito Jaime Calado, que administra a cidade de São Gonçalo do Amarante, RN, há sete anos.
Os demais parlamentares compareceram ao encontro realizado na manhã desta quinta-feira, 30, para organizar um boicote à audiência pública onde os moradores da cidade vão opinar se querem ou não que a prefeitura realize a contratação de mais de 100 cargos comissionados, secretarias e autarquias que vai gerar uma despesa equivalente a R$ 3,5 milhões por ano aos cofres da prefeitura.
Depois da audiência, o Projeto de Lei deve passar por três votações na Câmara, podendo ser aprovado ou não. Os cargos além de aumentar as despesas do município podem servir para acomodação política e eleitoral.
O encontro entre os vereadores e o prefeito ocorreu em um hotel em Ponta Negra, horas antes da sessão legislativa na Câmara, agendada para as 18h desta quinta.
A estratégia do grupo politico ligado ao poder executivo municipal é esvaziar o evento e com garantias eleitorais e políticas, evitar um número grande de vereadores da situação na Audiência. A ideia é não permitir que a Câmara libere a sala de sessões para o debate.
Com o esvaziamento, os parlamentares ligados ao prefeito poderão argumentar que não participaram da audiência e votar, portanto,  a favor da lei que cria os cargos e as despesas.
Na sessão legislativa desta quinta-feira, 30, o cidadão vai perceber que não é apenas Adelson Martins e Nino Arcanjo que estão com medo da realização da audiência pública e por isso fazem manobras para impedir o evento. Tanto Nino como Adelson são os principais articuladores da tentativa de impedir as discussões.
Na sessão na Câmara de terça-feira, 28, Nino, que está no seu quinto mandato, portanto há quase 20 anos no legislativo, disse que “toda vez que tiver que aprovar algo se fizer audiência pública é melhor sair dessa cadeira e chamar o povo, o pessoal do sindicato”. Segundo o vereador não havia necessidade de se consultar o povo.
Não é cabível. Nunca houve isso em São Gonçalo. Nunca”, alfinetou o vereador que está de malas prontas para sair do PROS e ir por PR de Jaime Calado mas ainda não recebeu o aval do prefeito para ingressar na sigla.
Raimundo Mendes rebateu, assegurando a realização do evento na Casa de Leis: “Eu nunca fui presidente (da Câmara). Tó sendo agora. Se o senhor souber o objetivo de uma audiência Pública talvez o senhor vote a favor”.
O vereador Pastor Edimilson questionou se os colegas contra estavam com receio do povo. “Tá com medo do povo? Você quer proibir o povo de ir pra Câmara?”.
Já Eraldo Paiva parabenizou Raimundo Mendes que, segundo as palavras do petista, “teve a coragem de propor essa audiência pública. A Câmara cumpre seu papel. Não podemos ter medo de dialogar projetos e ações do legislativo”.
Alexandre Cavalcanti também defendeu o direito da participação popular. “Não é de se estranhar, em tempo algum, a presença do povo nesta Casa. Nosso patrão é o povo de São Gonçalo. Os contribuintes deste município são diretamente interessados. O povo é quem paga a festa”.
Audiência Pública ficou agendada para o dia 05 de agosto, quarta-feira, a partir das 9h, no plenário da Câmara de Vereadores de São Gonçalo do Amarante.
Cientes da tentativa de boicote, as lideranças de bairro e movimentos de categoria já estão se articulando. Eles providenciam tendas e carros de som e garantem que vão fazer muito barulho na audiência para impedir que o projeto que gera despesas seja aprovado pelo legislativo. Via http://falarn.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...