quinta-feira, 30 de abril de 2015

MUSEU RECÉM INAUGURADO, NO VALOR DE R$ 739.662,76 CONTINUA FECHADO AO PUBLICO.

O Museu de São Gonçalo do Amarante, desde sua inauguração em 13 de janeiro de 2015, encontra-se fechado, o que poderia ser um entretenimento para a população São Gonçalense, se tornou um elefante branco, com custos altos para os cofres públicos da nossa cidade. Via assessoria do mandato do vereador Eraldo.

Petrobras bate novo recorde de exploração

Perfuração de poço na Bacia de Sergipe chega a 6.060 metros, o mais profundo em costas brasileiras; jazida produz petróleo leve, com maior preço de mercado.

Ao concluir a perfuração de poços de petróleo em águas ultraprofundas na Bacia de Sergipe, a Petrobras bateu um novo recorde de profundidade marítima na costa brasileira. É o que a estatal acaba de anunciar em seu blog na internet, nesta quarta-feira, 29.

A perfuração do poço alcançou a profundidade de 6,06 mil metros e – o que torna a descoberta mais significativa –, os testes confirmaram a presença de óleo leve, a uma distância de 94 quilômetros (km) da capital do estado, Aracaju.

O termo “leve”, utilizado por geólogos e produtores, designa o petróleo de melhor qualidade, que alcança maior valor de mercado.  Ele se caracteriza pela baixa densidade, menor consistência e por escorrer livremente à temperatura ambiente, ao contrário do óleo pesado, mais parecido com graxa.

Nos padrões do setor petrolífero, quanto mais leve o petróleo, mais caro, pois tem utilização na extração de derivados nobres, como a nafta petroquímica, gasolina e gás.
Já o óleo denso é destinado a produção de produtos mais baratos no mercado, como óleo combustível. A importância do anúncio é que o Brasil tem ocorrência predominante de jazidas do “pesado”, de custo mais caro por exigir aplicação de mais tecnologia.

Para baratear o refino, a estatal brasileira importa o leve e mistura com o produto nacional. Por isso, o sonho de todo produtor de petróleo é obter uma produção predominantemente de matéria prima com menor densidade.

Segundo a Nota das Petrobras, “este é o terceiro poço de extensão na área de Moita Bonita, descoberta em agosto de 2012, e integra o projeto exploratório da Bacia de Sergipe-Alagoas em águas profundas”.

A estatal esclarece também que o bloco onde encontrou o petróleo leve é 100% de sua propriedade e que o plano de avaliação de descoberta (PAD) prossegue.
Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias.

Secretários Raimundo Costa e Divaneide Basílio acompanharam o Governo Robinson receber pauta do Grito da Terra 2015.

Raimundo Costa, titular da Seara, acompanhou o governador Robson Faria durante audiência realizada com representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do RN (FETARN). O encontro aconteceu na manhã desta quarta- feira (29), na sede da Governadoria. 

A FETARN entregou, à comitiva, composta pelos secretários de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Recursos Hídricos, da Juventude e o de Esportes, a pauta de reivindicações do Grito da Terra 2015, que trás uma agenda permanente de convivência com o semiárido e ações para fortalecer a agricultura familiar do RN. 

Raimundo Costa enfatizou a relevância do Grito da Terra para os trabalhadores e trabalhadoras rurais e destacou que esta será a 17ª edição do movimento.

PT mobiliza militância para o Dia do Trabalhador

DIA 1
Em panfleto, legenda se posiciona contra o PL 4330 e contra a redução da maioridade penal. Atos serão realizados nas ruas de todo País.

O Partido dos Trabalhadores apoia a luta contra a aprovação do PL 4330, que regulamenta a terceirização. Além disso, a legenda convida a militância a participar de uma grande mobilização marcada para o dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, em todo Brasil.

Os atos, organizados pelo Diretório Nacional do PT, pretende ocupar as ruas em defesas dos direitos da da classe trabalhadora, pelas reformas política, tributária, agrária e urbana. As manifestações também serão contra a redução da maioridade penal e péla democratização da comunicação.

“A classe trabalhadora está unida para manter direitos e garantir novas conquistas”, diz a legenda, em panfleto divulgado aos militantes.

Para participar dessa grande mobilização, é possível imprimir e distribuir o folheto abaixo.
Dia do Trabalhador – Diversos movimentos sociais, estudantis e sindicais promoverão, no dia 1º de maio, um ato em comemoração ao Dia do Trabalhador da Trabalhadora em São Paulo.

De acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), as principais bandeiras do dia serão a defesa dos direitos da classe trabalhadora, da democracia, da Petrobras e da reforma política.

Contra terceirização, Lula vai às ruas amanhã

O ex-presidente Lula participará da manifestações pela passagem do Dia do Trabalhador, nesta sexta-feira, 1º de Maio, em São Paulo; a data terá marcha contra a retirada de direitos que o PL da Terceirização representa, segundo as centrais sindicais; 

a posição de Lula contra o projeto 4.330/04, que ficou bem demarcada em discurso realizado ontem, durante evento em São Bernardo do Campo, contrasta com o silêncio da presidente Dilma Rousseff sobre o tema; 

além disso, enquanto Lula vai às ruas, a presidente Dilma evitou o tradicional pronunciamento em cadeia de rádio e TV no dia 1º de Maio e só falará aos brasileiros em vídeo na internet; 

“Com essa lei eles querem voltar ao passado, quando a classe trabalhadora era tratada da forma mais perversa possível”, afirma Lula. Via http://www.brasil247.com

Governador cria nova comissão para avaliar aprovados do Concurso da PM

A comissão dos aprovados do Concurso da PM insatisfeitos com a reprovação dos 489 concursados tiveram uma boa notícia na manhã desta quinta (30). O governador Robinson Faria anunciou, em audiência na Governadoria, que serão anulados os psico testes que os reprovaram e será nomeada uma nova Comissão de Saúde para avaliar todos os recursos que questionavam a legalidade dos testes não previstos no Edital de 2005. Mineiro, que é líder do Governo na Assembleia Legislativa e tem acompanhado a luta dos concursados desde o início, participou da audiência junto a outros parlamentares. 

vaja materia completa aqui. http://bit.ly/1I0TDEp Foto: Rayane Mainara/Assecom Governo do RN

Convocando a geral da produção.

Ao lado de sindicatos, Dilma diz ser contra a ampliação das regras que permitem a terceirização do trabalho

A presidente Dilma Rousseff encontrou-se nesta quinta-feira (30) com o presidente da CUT, Vagner Freitas, e dirigentes das demais centrais sindicais no Palácio do Planalto e diz que é contra a ampliação geral e irrestrita da terceirização no Brasil.

Ela disse que a regulamentação do trabalho terceirizado precisa manter a diferenciação entre atividade-fim e atividade-meio. O projeto (PL 4330/04) já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora começa a tramitar no Senado. A Câmara aprovou a terceirização para todos os casos, incluindo atividades-fim.

Para a presidente, "é necessário para assegurar que o trabalhador tenha a garantia dos direitos conquistados" e "impedir que haja uma desorganização das relações de trabalho com incentivo à 'pejotização' [trabalhadores contratados sob o regime de Pessoa Jurídica]´, o que precariza as atividades e as relações de trabalho".

"Eu sei que é urgente e necessário regulamentar o trabalho terceirizado no Brasil para que milhões de mulheres e homens, trabalhadores e trabalhadoras, tenham proteção no emprego e garantia de salário digno. Também é importante para os empresários porque [o projeto] significa segurança para eles uma legislação clara sobre terceirização", disse ainda a presidente.

Fernando Mineiro: “PMDB na Prefeitura de Natal é reunificação da família Alves”

GHKYULKYKL
O deputado estadual Fernando Mineiro, cotado dentro do PT para disputar a Prefeitura de Natal em 2016, afirma que a o desembarque do PMDB no arco de aliança do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, representa a reunificação da família Alves como integrantes de um mesmo grupo político no Rio Grande do Norte.

Ao longo da carreira política, Carlos Eduardo rompeu e se reuniu com o grupo político familiar, cujos principais líderes na atualidade são o senador Garibaldi Filho (PMDB) e o deputado federal Henrique Alves (PMDB), ao menos duas vezes.

Em 2002, vice-prefeito de Natal, Carlos Eduardo brigou pela primeira vez com a família para apoiar a então candidata vitoriosa ao governo Wilma de Faria (PSB), hoje sua vice-prefeita. Naquela eleição, ele ficou contra o PMDB, que apoiou a candidatura de Fernando Freire (então no PP).

Em 2004, quando se reelegeu prefeito, Carlos Eduardo manteve-se distante do grupo familiar, já que naquele pleito o PMDB apoiou a candidatura do então deputado estadual Luiz Almir, então no PSDB.  Em 2008, no que ficou conhecido como “acordão”, Carlos Eduardo voltou a se reunir ao PMDB, quando apoiaram, juntos, a candidatura derrotada de Fátima Bezerra (PT) à prefeitura de Natal, com vitória para Micarla de Sousa (PV).

Em 2010, Carlos voltou a romper com os primos. Lançou-se candidato ao governo do Estado, mas ficou em terceiro lugar. O PMDB, por sua vez, foi vitorioso, ao apoiar a vencedora, Rosalba Ciarlini (DEM). Em 2012, o PMDB lançou Hermano Morais contra Carlos Eduardo, e quase o derrotou no segundo turno.

Em 2014, Carlos voltou a se reunir com a família, ao apoiar a candidatura do então presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves. Agora, o PMDB desembarca na gestão do pedetista e, tudo indica, deverá apoiar a reeleição do prefeito o ano que vem. “É uma escolha dele. É uma aliança de acomodação das forças políticas. Eles estiveram juntos na eleição do ano passado. E certamente estarão montando os palanques de 2016. Faz parte da movimentação política. É reunificação da família”, completou Mineiro.

Ainda segundo o deputado Mineiro, a probabilidade de PMDB apoiar Carlos é a maior. “É a maior probabilidade do cenário político. Estiveram juntos em 2014. E tudo indica que é a formação do palanque de 2016”.

Sobre a gestão municipal, Mineiro afirma que “continua no mesmo rumo”. A sua leitura é que Carlos Eduardo tem um modelo de gestão “que é fazer maquiagem em algumas áreas da cidade e manter canteiros nos corredores”.

“Como tenho visitado muito as comunidades, existem duas cidades: a que tem atendida sua administração com um modelo de décadas, que é a sequencia do modelo adotado pelo wilmismo, no sentido de cuidar de parte da cidade; e outra cidade, que não é visível, onde mora a maioria da população. Este é o modelo que Carlos Eduardo adota, sem enfrentar questões estruturantes, como mobilidade, macrodrenagem, questões da saúde, sem pensar a questão metropolitana. É um modelo de administrar o imediato”, avalia o petista. Via Jornal de Hoje.

O mundo reprova massacre contra os professores no Paraná. Que governo é esse?

É do PSDB!













Assim ficou a compa Carmen Foro, vice -presidenta da CUT nacional, atingida hoje por bomba atirada pela polícia do tucano Beto Richa, em Curitiba no Paraná. Mais de 150 professores feridos. Um horror que exige total repúdio. Todo apoio à luta dos professores em greve. #SomosFortesSomosCUT 








ISSO MESMO COXINHAS!


A mídia, financiada pelos Estados Unidos, trama diariamente a criminalização do Partido dos Trabalhadores e a derrubada da presidenta Dilma Rousseff, o mesmo que foi feito antes do Golpe Militar de 1964. Sou Dilma, e o resto é papo furado. 

Acesse o Blog da ‪#‎Dilma: http://www.blogdadilma.com/

Suor, pulso firme e lágrimas eternizaram a noite de um Castelão lotado por alvinegros...

 
O Ceará venceu o Bahia ontem, por 2 a 1, e pode enfim desengasgar o grito: o Vovô é campeão da Copa do Nordeste 2015. Diante de público recorde no estádio - total de 63.903 - o time cearense não deu chances ao adversário e ergueu a taça inédita de forma invicta. 
De quebra, o Alvinegro assegurou uma vaga na Copa Sul-Americana, um dos prêmios para o campeão do Nordestão. O clube sai também de cofre cheio da competição. Recebeu um cheque de R$ 1,5 milhão pelo título do torneio regional.

O adversário atrasou o início da partida em 15 minutos. Tática antiga para desestabilizar o rival ou seja o que for, o fato não influenciou no ímpeto dos anfitriões. O Ceará foi a campo de olhos arregalados. Arraigado na sede pela taça. Mesmo a pressão venenosa do Bahia não tremulou os focados jogadores alvinegros no Castelão.

Firme e de sangue frio, a defesa do Vovô parou Kieza, Souza e companhia no primeiro tempo. E assim também decidiu. Aos 15, o zagueiro Charles recebeu cruzamento de Ricardinho e cabeceou: 1 a 0. O estádio de Copa do Mundo quase foi abaixo com os pulos da torcida alvinegra.

A volta do intervalo veio para deixar claro que a melhor defesa do Regional merecia os aplausos alvinegros. Logo aos seis minutos, outro zagueiro, Gilvan, acertou cabeceio letal contra as redes de Jean. Os defensores alvinegros cresceram de uma pequena área até a outra. Mitificados por urros da multidão emocionada. O hino oficial do clube centenário ecoou no estádio. As lágrimas dos “cantores” escorreram sem medos de reviravoltas. O Povo.

COMPROMISSO COM O CAMPO

A presidenta Dilma garantiu que seu governo continuará trabalhando para dar aos jovens do campo as mesmas oportunidades que há nas cidades, para que eles tenham condições de lá permanecer. 

Durante discurso no 3º Festival da #JuventudeRural, hoje (29), Dilma destacou o papel da internet na sociedade e reafirmou o compromisso de levar banda larga para a região rural do Brasil. Ela citou ainda os programas voltados para o campo, como o #MinhaCasaMinhaVida Rural e o #Pronatec Campo, que contribuem para uma "reforma agrária qualificada", que vai além de dar a terra para produção.

"Nós temos que garantir que essa reforma agrária seja qualificada, através de assistência técnica, do crédito, da compra induzida, para sustentar a demanda, o rendimento e as condições de vida no meio rural," disse a presidenta.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

DEFESA: NOVA DENÚNCIA NÃO TRAZ PROVAS CONTRA VACCARI

:

Advogado Luiz Flávio Borges D´Urso, que defende o ex-tesoureiro do PT, diz estranhar o fato de a nova denúncia, apresentada hoje pelo MPF ao juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, não ter aditado a denúncia anterior, uma vez que se tratava do mesmo depoimento; "Nenhuma prova foi apresentada quanto à participação do senhor Vaccari, que nega, veementemente, ter orientado o delator Augusto Mendonça a fazer qualquer depósito, a qualquer título, na conta dessa Editora Gráfica Atitude", diz nota; a defesa assegura que João Vaccari não negociou doações ao PT antes de assumir a tesouraria do partido, o que ocorreu em 2010, e ressalta que ele continua confiando na Justiça, "no firme propósito de colaborar para que a verdade prevaleça e sua inocência possa ser confirmada judicialmente".

Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil
A defesa de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, informou hoje (27), em nota pública, que estranha o fato de a nova denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra Vaccari, nesta segunda-feira, não ter aditado a denúncia anterior, "pois o episódio relatado na nova denúncia refere-se tão somente à versão apresentada pelo delator Augusto Mendonça". Segundo a defesa, não foi apresentada nenhuma prova sobre a participação de Vaccari em entendimentos para que fossem feitos depósitos na conta da gráfica Atitude.
"Nenhuma prova foi apresentada quanto à participação do senhor Vaccari, que nega, veementemente, ter orientado o delator Augusto Mendonça a fazer qualquer depósito, a qualquer título, na conta dessa Editora Gráfica Atitude", diz a nota. "Inexiste investigação na qual o senhor Vaccari tenha sido questionado oficialmente sobre os supostos fatos narrados na nova denúncia", acrescenta a nota da defesa.
A defesa assegura que João Vaccari não negociou doações ao PT antes de assumir a tesouraria do partido, o que ocorreu em 2010. "Reitera-se que o senhor Vaccari não tratou de doação ao PT em período anterior à sua posse como tesoureiro do partido. Após 2010, na condição de tesoureiro, por seu dever de ofício, solicitou doações a pessoas físicas e jurídicas, destinadas ao PT, todas elas legais, por via bancária, com emissão de recibos e sob fiscalização das autoridades competentes", diz a nota.
Assinada pelo advogado Luiz Flávio Borges D'Urso, a nota pública ressalta que Vaccari continua confiando na Justiça, "no firme propósito de colaborar para que a verdade prevaleça e sua inocência possa ser confirmada judicialmente".

Entendam; Dos 9 operários mortos nas obras dos estádios da Copa, 7 eram terceirizados

marcelo camargo ag br
Cunha e suas obras.
Dos 9 trabalhadores da Construção Civil que morreram na Copa do Mundo, 7 eram terceirizados, ou seja, eram subcontratados. A informação consta do artigoTerceirização e acidentes de trabalho na construção civil, do Auditor-Fiscal do Trabalho Vítor Araújo Filgueiras, que analisa a relação entre a terceirização e os acidentes de trabalho no Brasil neste segmento da economia.
De acordo com o Auditor-Fiscal, este cenário poderá ficar mais catastrófico com a regulação da terceirização proposta pelo Projeto de Lei – PL 4330/2004 aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados e que libera a terceirização para todas as atividades de uma empresa.
O artigo também lembra que nos últimos anos há muitos estudos sobre os acidentes com terceirizados. “A relação entre acidentes (incluindo doenças) de trabalho e terceirização tem sido objeto de muitas pesquisas, especialmente focadas em setores e estudos de caso (ver, dentre outros, DIEESE/CUT (2011), CUT (2014), Filgueiras e Druck (2014), Filgueiras e Dutra (2014), Silva (2013), Fernandes (2015)). A própria Organização Internacional do Trabalho (OIT) tem manifestado preocupação sobre o vínculo entre terceirização e acidentes de trabalho (OIT, 2014A, 2014B)”, cita. Talvez por esses problemas todos é que a proposta do PL 4330 tenha ficado 11 anos sem ser votada.
Os indicadores oficiais revelam que a construção civil é a atividade econômica que mais mata trabalhadores no Brasil. De acordo com os últimos Anuários Estatísticos de Acidentes de Trabalho da Previdência Social, a cada ano, morrem mais de 450 trabalhadores neste setor. Os acidentes fatais registrados na construção civil, no país, passaram de 10,1%, em 2006, para 16,5%, em 2013.
O artigo foi publicado pelo Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho). (Ver artigo completo)
(Carta Campinas).

Meta é aumentar recursos de 25% para 35% na década

O Estado tem  dois meses para finalizar e aprovar, em lei, o Plano Estadual de Educação – documento que norteará as políticas de ensino no Rio Grande do Norte durante os próximos dez anos. O prazo vence no dia 24 de junho, exato um ano após a aprovação do Plano Nacional de Educação no Congresso Nacional. Entre as principais metas, está aumentar a destinação de recursos do Tesouro Estadual para a educação dos atuais 25% para 30% em cinco anos e 35% em dez anos. 

Francisco das Chagas Fernandes, Secretário de Educação do Rio Grande do Norte
Francisco das Chagas Fernandes, Secretário de Educação do Rio Grande do Norte.


A perspectiva da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) é colocar o documento na pauta da Assembleia Legislativa até o início de maio, o que concederia tempo para que os deputados analisassem o documento. Entretanto, o documento preliminar ainda passa por discussão em audiência pública amanhã (27), para só então ser aprovado pelo governador Robinson Faria e encaminhado à ALRN. “Como foi uma proposta já debatida com a sociedade, talvez isso ajude os deputados e ver com sensibilidade. E o líder do governo (Fernando Mineiro) é o presidente da comissão de educação, o que pode nos ajudar’, afirmou o secretário estadual, Francisco das Chagas Fernandes. Ex-secretário nacional de Educação Básica pelo Ministério da Educação, ele coordenou a confecção do PNE. Nesta entrevista, o atual titular da SEEC analisa as ações dos primeiros quatro meses de gestão e as prioridades para os próximos meses. 

Como foi iniciada a confecção do plano?
Na verdade, o Plano Nacional de Educação deu prazo de um ano, a partir da aprovação, para que Estados e Municípios finalizem seus planos. Esse trabalho não começou agora, desde o ano passado o Fórum Estadual de Educação vem discutindo uma proposta do Plano Estadual de Educação. Foi criada uma comissão com representantes da sociedade civil organizada que elaborou um diagnóstico e a proposta de plano. 

Quais são as metas?
A ideia é elaborar nossas metas com base nas propostas do Plano Nacional de Educação. Temos que fazer essa audiência para saber o que a sociedade pensa sobre. Muitas das propostas daqui já nasceram das conferências intermunicipais que aconteceram em 2013. 

Há um cronograma para estas ações?
O plano não está colocando prazos intermediários, mas levando em consideração o prazo em dez anos. Ele coloca estratégias para você cumprir aquilo que está sendo colocado, principalmente a educação básica, como a aprendizagem e a formação de professores.

Estabelece um programa?
Não, pois o plano é do Estado, não de um governo. Como é para dez anos, perpassa ao menos três administrações. Os programas e as ações quem vai definir é o governo que assumir. Aqui temos as metas e estratégias, mas o que o governo vai fazer para cumprir. É o caso da educação em tempo integral, que nós vamos começar a implementar em algumas escolas a partir do próximo ano.

O que acontece se o Estado não cumprir o prazo para aprovação do plano?
Até o momento nós não sabemos, pois a lei nacional não definia.  No PNE havia a criação da Lei de Responsabilidade Educacional,  mas foi retirada da lei do plano e ainda tramita como lei específica no Congresso Nacional.  Funcionaria como um controle da aplicação de metas, recursos e estratégias para a educação.

E, considerando o que está definido no plano, quais são as prioridades desta administração?
Uma prioridade central é avançar com relação à qualidade da educação. É claro que há pontos e questões que precisaremos avançar, como a valorização dos profissionais, a alfabetização de crianças, jovens e adultos; aperfeiçoamento da gestão democrática e uma discussão do currículo no ensino fundamental e médio. 

Qual a proposta para o ensino médio?
Temos que levar em consideração a discussão do currículo e a situação dos profissionais da educação. Mas também precisamos aperfeiçoar o nosso modelo de educação profissional, hoje não temos um modelo. Os Centros de Educação Profissional estão sendo construídos, mas não temos um modelo pedagógico. Não posso dar prazos de implantação porque tem a ver com recursos e prazos. Temos um Centro de Educação Profissional que já tem dificuldade jurídica para fazer a contratação de professores, pois estes profissionais não estão inseridos na educação regular. 

Algumas medidas de reestruturação foram iniciadas na administração passada, como o fechamento de unidades escolas. Vocês pretendem manter essa decisão?
Toda rede tem que levar em consideração a readequação de escolas. Temos dois princípios: é preciso fazer, mas é também preciso discutir antes com a comunidade escolar. Há um mês readequamos a escola Irmã Scheilla, que teve problema de estruturas. Ela foi interditada pelos bombeiros e nós realocamos os alunos. Não vamos fazer rediscussão sobre aquelas que já foram fechados.

Quais foram as medidas adotadas durante os primeiros quatro meses de gestão?
Asseguramos o salário dos professores, mas também conseguimos convocar 428 professores especialistas do último concurso. Agora, estamos chamando 330 professores temporários, para substituição de licenças e aqueles que assumem cargos administrativos.  Também conseguimos assegurar os 13% de reajuste salarial. São medidas que ajudam um pouco nas dificuldades que temos na rede.

É possível resolver a falta de professores?
Mesmo com os convocados continuaremos tendo falta de professores. Temos dois movimentos para superar: aperfeiçoando nosso sistema de pessoal. Vamos ter que pensar em outro concurso, sim, pois há áreas que não há mais professores para chamar do último concurso. Geralmente a falta de professor acontece onde não há mais concursado, como matemática, física... 

Está prevista a convocação de professores cedidos?
O processo está em tramitação na secretaria de Administração. O governador autorizou e o processo está em andamento. Via Tribuna do Norte por Nadjara. Martins

No DER Eraldo e Mineiro se reuni com General Fraxe, para discutir melhorias para São Gonçalo do Amarante.

Foto de Eraldo PT.
(A) Na manhã de hoje (27), o presidente do PT-RN e vereador de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva e o deputado estadual, Fernando Mineiro se reuniram com o Diretor Presidente do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), General Fraxe, para discutir melhorias para São Gonçalo do Amarante. Entre um dos pontos solicitados, esta a finalização dos acessos do novo aeroporto.
Durante o encontro, Fraxe anunciou a inauguração do acesso norte e a retomada da construção do acesso sul, ainda em 2015.
Além disso, marcou para o dia 05 de maio, uma visita à Câmara Municipal de São Gonçalo para apresentar o cronograma das obras.
Fotos: Matheus Borges.

Audiência pública do Plano Estadual de Educação


Senadora Fátima Bezerra participou na manhã desta segunda-feira (27), junto com Deputado Fernando Mineiro e o Secretario de Educação Estadual Chagas Fernandes da audiência pública que definirá o Plano Estadual de Educação no período de 2015 a 2025.

Dez razões para não comemorar os 50 anos da Globo

Protesto TV Globo

Por Ângela Carrato da Carta Capital.
Envolta em escândalos, baixos índices de audiência e atos em prol da cassação de sua concessão, a TV Globo faz aniversário.
Sem o brilho de outras épocas, a TV Globo comemora cinco décadas de existência. Nunca a sua audiência esteve tão baixa. No dia 1ª de abril ocorreram atos em prol da cassação de sua concessão em diversas cidades brasileiras. O do Rio e Janeiro contou com 10 mil pessoas.
Artistas globais e a falecida viúva de Roberto Marinho integram a relação de suspeitos de crimes de evasão fiscal e serão alvo de investigação pela CPI do Senado, criada para analisar o caso batizado como “Suiçalão”.
Ao assumir a postura pró-tucanos durante a campanha eleitoral de 2014, a emissora perdeu parte da regia publicidade oficial com que sempre foi contemplada. Os protestos contra a TV Globo vão continuar e existem pelo menos 10 razões para que os setores comprometidos com a democratização da mídia no Brasil não tenham nada a comemorar neste cinquentenário.
1. Marinho ficou com o canal 4 – Nos idos de 1950, a rádio líder absoluta de audiência e mais querida do Brasil era a Nacional, de propriedade do governo federal. O sucesso era tamanho que animou seus dirigentes a solicitarem ao presidente Juscelino Kubitschek a concessão de um canal de TV. Juscelino considerou a reivindicação justa e prometeu para “ breve” a concessão.
No final de 1957, o Canal 4 era concedido para a inexpressiva Rádio Globo, de Roberto Marinho. As pressões do então magnata da comunicação, Assis Chateaubriand, foram decisivas contra a Rádio Nacional. Ele aceitava qualquer coisa, menos que a Nacional ingressasse no segmento televisivo. O Brasil perdeu assim a chance histórica de ter, no nascedouro, duas modalidades de televisão, a comercial e a estatal voltada para o interesse público como seria a TV Nacional.
2. O acordo que feriu os interesses nacionais - A TV Globo começou a operar de forma discreta em 26 de abril de 1965 e seus primeiros meses foram um fracasso de audiência. Sua operação só foi possível graças aos milhares de dólares que recebeu do gigante da mídia norte-americana Time-Life, apesar da emissora ainda hoje sustentar que se tratou apenas de “um contrato de cooperação técnica”. A realidade, fartamente documentada por Daniel Herz, no já clássico A história secreta da Rede Globo (1995) prova o contrário. Roberto Marinho e o grupo Time-Life contraíram um vínculo institucional de tal monta que os tornou sócios, o que era vedado pela Constituição brasileira. Foi este vínculo que assegurou à Globo o impulso financeiro, técnico e administrativo para alcançar o poderio que veio a ter.
3. Apoio à ditadura (1964-1985) - Durante quase 20 anos, TV Globo e governos militares viveram uma espécie de simbiose. Os militares, satisfeitos por verem na telinha apenas imagens e textos elogiosos ao “país que vai para a frente”, retribuíam com mais e mais benesses e privilégios para a emissora. Ela enfrentou alguns casos de censura oficial, após a edição do AI-5 em 1968, mas o que prevaleceu foi o apoio incondicional de sua direção aos militares e a autocensura por parte da maioria de seus funcionários. Some-se a isso que a TV Globo sempre se esmerou em criminalizar quaisquer movimentos populares.
4. Combate às TVs Educativas – No poder, algumas alas militares viram na radiodifusão um caminho para combater a “subversão” e, ao mesmo tempo, promover a integração nacional. Por isso, em 1965, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) solicita ao Conselho Nacional de Telecomunicações a reserva de 98 canais especificamente para a TV Educativa. Pouco depois, Roberto Marinho começava a agir.
O decreto-lei nº 236 de março de 1967 formalizava a existência das emissoras educativas, mas criava uma série de obstáculos para que funcionassem. O artigo 13, por exemplo, obrigava estas emissoras a transmitirem apenas “aulas, conferências, palestras e debates”, além de proibir qualquer tipo de propaganda ou patrocínio a seus programas. Traduzindo: as TVs Educativas estavam condenadas à programação monótona e à falta crônica de recursos. O que contribuiu para cristalizar a visão de que a Globo é sinônimo de qualidade.
5. O programa global de Telecursos - O projeto de Educação Continuada por Multimeios envolvia um convênio entre a Secretaria de Planejamento da Presidência da República, o BID, a Fundação Roberto Marinho (FRM) e a Fundação Universidade de Brasília (FUB). Aparentemente, o objetivo era nobre: “o atendimento à educação de população de baixa renda do país, mediante a utilização e métodos não tradicionais de ensino”.
Na prática, o convênio ficou conhecido como Programa Global de Telecursos e atendia exclusivamente aos interesses da FRM. Através dele, a FRM pretendia, sem qualquer custo, apoderar-se do milionário “negócio” da teleducação no Brasil. Para tanto, esperava contar com recursos nacionais e internacionais inicialmente da ordem de 5 milhões de dólares embutidos em um pacote de 20 milhões de dólares solicitados pelo governo ao BID no início de 1982.
A tentativa das Organizações Globo de se apropriar dos recursos destinados às TVs educativas chega à imprensa no início de 1983. O “tiroteio” entre os jornais Globo e Folha de S.Paulo durou meses e o convênio, que acabou não sendo assinado, só foi sepultado três anos depois, com o fim do regime militar. Ainda hoje a FRM representa o Brasil em vários fóruns internacionais sobre educação.
6. O caso Proconsult - Leonel Brizola foi um dos políticos brasileiros mais combatidos pela TV Globo. Marinho nunca o perdoou por ter comandado a “rede da legalidade”, emissoras de rádio pró João Goulart, quando da renúncia de Jânio Quadros à presidência da República, em 1961. Com a vitória do golpe civil-militar de 1964, Brizola foi para o exílio e só pode retornar ao Brasil com a anistia, em 1979.
O Caso Proconsult foi uma tentativa de fraude nas eleições de 1982 para inviabilizar a vitória de Brizola para o governo do Rio de Janeiro. A fraude foi denunciada pelo Jornal do Brasil, então o principal concorrente de O Globo e relatada pelos jornalistas Paulo Henrique Amorim, Maria Helena Passos e Eliakim Araújo no livro Plim Plim, a peleja de Brizola contra a fraude eleitoral (Conrad, 2005). Devido à participação de Marinho no caso, a tentativa de fraude é analisada no documentário  britânico Beyond Citizen Kane, de 1993. A TV Globo defendeu-se argumentando que não havia contratado a Proconsult e que baseava a totalização dos votos em apuração própria. Em 15 de março de 1994, Brizola, como governador, voltou a vencer a TV Globo ao obter, na Justiça, direito de resposta na emissora contra críticas de que era vítima.
7. Ignorou as Diretas Já - O primeiro grande comício das “Diretas-Já” aconteceu em São Paulo, em 25 de março de 1984 e coincidiu com o 430º aniversário da cidade. A TV Globo tratou o comício da Sé como um dos eventos comemorativos do aniversário da cidade, diminuindo deliberadamente sua relevância política. Omissões semelhantes repetiram-se em outras capitais. De acordo com o ex-vice-presidente das Organizações Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, em entrevista ao jornalista Roberto Dávila, na TV Cultura, em dezembro de 2005, foi o próprio Roberto Marinho, quem determinou a censura daquele comício, impedindo que manifestantes fossem ouvidos e proibindo o aparecimento do slogan "Diretas Já".
A versão de Boni é diferente da que aparece no livro Jornal Nacional - A Notícia Faz História (Zahar, 2004), e que representa a versão da Globo. Aliás, a emissora vem tentando reescrever a sua história e, ao mesmo tempo, reescrever a própria história brasileira. A partir das Diretas-Já teve início a utilização, pelos movimentos populares, do bordão “O povo não é bobo. Abaixo a Rede Globo”.
8. Manipulação - Na eleição de 1989, a TV Globo manipulou o último e decisivo debate entre o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva e o do PRN, Fernando Collor. No telejornal da hora do almoço, a emissora fez uma edição equilibrada do debate. Para o Jornal Nacional, houve instruções para mudar tudo e detonar Lula, editando-se os seus piores momentos e os melhores de Collor. Desde então, pesquisas e estudos sobre este “caso” têm sido feitas, destacando-se as realizadas por Venício A. Lima, professor aposentado da Universidade de Brasília.
9. Contra a democratização da mídia - Todos os países democráticos possuem regulação para rádio e televisão. No Reino Unido, por exemplo, a mídia e sua regulação caminharam juntas. Quando, em 2004, o governo Lula enviou ao Congresso Nacional projeto de lei criando o Conselho Nacional de Jornalismo, uma espécie de primeiro passo para esta regulação, foi duramente criticado pela mídia comercial, TV Globo à frente. Desde sempre, as Organizações Globo foram contrárias a qualquer medida que restrinja o poder absoluto que a mídia desfruta no Brasil. Prova disso é que o Capítulo V da Constituição brasileira, que trata da Comunicação Social, até hoje não saiu do papel.
Os compromissos dos mais diversos movimentos sociais brasileiros com a regulação da mídia foram reafirmados durante o 2º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação, de 10 a 12 de abril em Belo Horizonte. Sua carta final, “Regula Já! Por mais democracia e mais direitos”, conclama movimentos sociais e ativistas a unirem forças para pressionar o governo a abrir o diálogo com a sociedade sobre a necessidade de se regular democraticamente a mídia.
10. Ativismo pró-impeachment - A mídia, em especial a TV Globo, tem tido papel protagonista nas manifestações contra a presidente Dilma Rousseff e o PT. Alguns estudiosos chegam a afirmar que dificilmente estas manifestações teriam repercussão se não fosse a Rede Globo. Em outras palavras, a Rede Globo, tão avessa à cobertura de qualquer movimento popular, entrou de cabeça na transmissão destas manifestações. No domingo 15/04, por exemplo, mobilizou, como há muito não se via, toda a sua estrutura com o objetivo de ampliar e dar visibilidade a estes atos. A título de comparação, as manifestações de 13/04, que também aconteceram em todo o Brasil e defenderam a Reforma Política, não mereceram cobertura tão dedicada da sua parte.
Nas redes sociais, internautas repudiaram a cobertura feita pela TV Globo e alcançaram, durante 48 horas ininterruptas, para a hashtag #Globogolpista, a primeira posição entre os assuntos mais comentados do Twitter. Novos protestos estão previstos.
Este já é o pior aniversário da TV Globo em toda a sua história.
*Ângela Carrato é jornalista e professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Este artigo foi publicado no blog Estação Liberdade.

Para refletir; Estar rodeado por pessoas erradas é a coisa mais solitária do mundo.


Karen Curi, Revista Bula.

Sobre ideia de que nascemos sós e morremos sós, eu me peguei refletindo sobre o que acontece entre as duas pontas do pavio, entre a vida e a morte. No meio de tantos sentimentos, momentos de alegria e tristeza, prazeres, amores, frustrações, acessos de raiva e de euforia, decepções… Eu percebi que o grande medo da humanidade é mesmo a solidão.

As pessoas têm verdadeira paúra de se sentirem sozinhas. São assombradas dia e noite só de pensar numa existência ímpar, lhes consome o pavor de olhar para o lado e enxergar um vazio físico. Não é a toa que fogem pra bem longe das noites frias e domingos chuvosos, optam por sair vagando pela rua fingindo uma completude inexistente, preferindo as más companhias, um bate papo tedioso empurrado com a barriga e alguns copos de cerveja. Tudo, qualquer coisa, menos enfrentar a solidão.

Na maioria das vezes, estar cercado de pessoas faz com que a gente se sinta ainda mais solitário. Ocupar o tempo e a mente para evitar conviver conosco é o mesmo que tentar abarrotar um buraco sem fundo que nunca será preenchido.

Por que tanto pânico de estar junto da própria presença? A solidão foi, é e continuará sendo a nossa fiel companheira, a única que nos entende e que nos ajuda a compreender a nós mesmos. Não adianta resistir, contestar, correr ou se camuflar no meio da multidão. Somos seres individuais, não estamos grudados ou amarrados à ninguém. E isso, seguramente, tem um significado.

Desde a fase do ventre materno nós sempre estivemos sozinhos e nessa época desfrutávamos dos nossos primeiros momentos de singularidade. Logo a vida aqui fora nos chamava, e mesmo tão pequenos, estar a sós começava a nos causar desconforto. Enquanto o pavio da nossa existência queimava noite após noite, o medo do isolamento crescia, engatinhava, dava os seus primeiros passos. Depois de algum tempo, ela ganhou corpo e se transformou no monstro que espera para amedrontar quando estamos quietos e desprevenidos. Se fosse simples assim, bastava estar cercado de gente para que ela nunca se aproximasse…

Não se iluda. A solidão é fiel, inseparável. Eu acredito que nascemos com ela e morremos com ela, que somos cúmplices em cada segundo. Ela nos assola e nos consola. Mesmo cercados de amigos… Estamos sempre solitários com os nossos pensamentos, percepções e sentimentos. Eu acredito que por isso a solidão é tão apavorante para alguns, porque o silêncio estrondoso do vazio diz quem realmente somos, sem nenhuma máscara ou disfarce. Somos nós e as nossas angústias, pânicos, inseguranças, nossos defeitos que não assumimos nem sob tortura. Ela solta os bichos que nos comem por dentro e mostra o quanto somos egoístas, arrogantes, tolos, estúpidos, vítimas de nós mesmos. Ninguém quer ser apontado, muito menos julgado, por isso a maioria corre pra bem longe de si, e poucos são os que a encaram de frente.

Contudo, eu digo que a solidão é fascinante e absolutamente necessária. O entendimento da particularidade é o que permite absorver a nossa essência.

Sozinhos conseguimos enxergar as nossas debilidades, nossos limites e loucuras. Em unidade podemos, sim, ser felizes, capazes de amar. Quem disse que não? Solidão não é sinônimo de infelicidade, de amargura, de escassez de amor. O solitário é aquele que se conhece tão bem ao ponto de preferir a própria companhia antes de qualquer outra. Para conceber o mundo lá fora é preciso entender primeiro aqui dentro. A gente se conhece no exílio para se reconhecer diante dos outros. Somos uma unidade e nos completamos assim.

Triste é a solidão do desamparo, da falta de alguém que nos ame e nos cuide.

Que a melancolia e o infortúnio do abandono não se confundam com aceitação da existência como indivíduo. Porque é o nosso deserto que nos alimenta, que nos engrandece diante do mundo. É preciso estar a sós para assimilar o processo de autoconhecimento, de aprendizagem e elevação.

Eu sei que quanto mais a nossa vela queima, mais nos agarramos à outras luzes esombras.

Nascemos sós. Morremos sós.

*Título tomado de empréstimo de Kim Culbertson."

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...