sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Quem defende a candidatura de Lula na eleição 2018?

Ato em defesa de Lula
Aos gritos de "eleição sem Lula é fraude", cerca de 50 mil manifestantes, na estimativa da organização, se concentraram na Praça da República com destino à Avenida Paulista, em São Paulo, no ato em defesa ao ex-presidente Lula
Após ser condenado em primeira instância pelo juiz Sergio Moro por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Lula teve sua condenação reafirmada por unanimidade pelos três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4 ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. Além de condenar, os magistrados também aumentaram a pena para 12 anos e um mês.
Na ocasião, líderes petistas, de movimentos sociais e o próprio Lula fizeram parte da manifestação. O senador Lindbergh Farias e a senadora Gleisi Hoffman confirmaram a candidatura do ex-presidente, que também afirmou buscar voltar governar o País. 
Após o resultado do julgamento, a CartaCapital foi às ruas e conversou com os manifestantes sobre como se sentem com a condenação e quais as suas expectativas para o pleito de 2018.
Alexandra Pontieri, 47 anos, socióloga
Alexandra Pontieri
CartaCapital: O que trouxe a senhora ao ato de defesa ao Presidente Lula?
Alexandra Pontieri: Eu não estou aqui somente pelo Lula, mas pela conquista dos direitos, pela nossa soberania. Para garantir o direito dos pobres, dos excluídos, principalmente da mulher negra e periférica. Eu sou da periferia então gostaria que reforçássemos a luta pelo direitos.
Querem acabar com a Previdência, que vai prejudicar aqueles menos favorecidos, as mulheres que são esteio das famílias, principalmente das famílias não-nucleares. Mulheres pretas que tem que garantir a sobrevivência dos filhos e quem mais esteja com ela.
CC: E você enxerga que o Lula é o candidato que vai promover isso?
AP: Sim. O Lula ainda representa esses anseios da classe trabalhadora. Mas a juventude negra, as mulheres, essas pessoas que conquistaram um pouco mais, hoje passam por retrocesso.
Maurilio Nascimento Mendes, assistente social aposentado
Maurilio Nascimento Mendes
CartaCapital: O que te trouxe aqui hoje?
Maurilio Nascimento Mendes: Nós queremos que o Brasil seja para todos, não para meia dúzia. E a gente tem que ir para luta, e a luta nunca acaba. A gente pensou que tinha derrotado essa dragão, mas na verdade só machucamos a cabeça dele. Vamos ter que continuar buscando forças para destruir esse capitalismo selvagem.
CC: Como o senhor está depois do julgamento de hoje?
MNM: Decepcionado, mas já sabia do resultado. Nosso Judiciário é fascista e está não para aplicar a lei, mas para garantir os privilégios dos de sempre. O Lula é a grande liderança que temos e que de fato representa a classe trabalhadora e o povo de maneira geral. Mexer com o Lula é mexer com a gente. Negros, mulheres e jovens. Pessoas que de fato merecem ter um Brasil para todos.
Dalci Maria da Silva, 56 anos, costureira afastada pelo INSS
Dalci Maria da Silva
CartaCapital: Porque você veio apoiar o presidente Lula?
Dalci Maria da Silva: Vim apoiar ele porque na época em que foi presidente ele foi muito bom. E agora tem uma monte de vagabundos que querem colocá-lo na cadeia.
CC: A senhora votaria nele na eleição de 2018?
DMS: Voto. Se ele for candidato eu voto de novo. A família toda vota.
CC: E como você se sentiu quando saiu a condenação?
DMS: Muito triste, mas nós vamos vencer
CC: E depois de ouvir o Lula falar você ficou mais tranquila?
DMS: Mais tranquila, eu tô até mais suave. Pronta para luta, quantas tiver. Nós vamos para cima.
Sergio Amadeu da Silveira, 56 anos, professor Universidade Federal do ABC
Sergio Amadeu da Silveira
CartaCapital: Porque você veio ao ato?
Sergio Amadeu da Silveira: O Brasil vive um estado de exceção. As elites sucessivamente perderam o controle político do País e querem governar através do Judiciário. Um Judiciário aparelhado, que condena uma pessoa sem provas. Eu estou aqui e não sei se vou votar no Lula. Sou contra sua condenação, porque representa a destruição do estado democrático de direito.
CC: E porque você não votaria no Lula, já tem outro candidato?
SAS: Isso é uma outra questão. A esquerda e as forças democráticas precisam se renovar. Mas nessas circunstâncias eu estou aqui com o Lula e vou até as eleições. Numa situação de justiça de normalidade democrática eu não sei se eu votaria no Lula, mas nesta condição eu tô aqui e tô com ele até o fim.
CC: Declarada sua pré-candidatura, como você se sente?
Olha, tranquilo não. Eu acho que o que ele fala é muito lúcido, é muito sério, mas o cenário político é muito complicado. A Constituição não vale mais nada, a democracia está sendo destruída. O que ele fala é que nós vamos à luta, mas e aí?
Leia da Conceição Souza, 15 anos
Leia da Conceição Souza
CartaCapital: Porque você veio até aqui?
Leia da Conceição Souza: Para arrumar uma casa para eu morar.
CC: Hoje em dia você mora onde?
LCS: No abrigo
CC: E você acredita que o Lula é a pessoa que pode te conceder moradia?
LCS: Acredito. Eu fiquei sabendo que ele foi condenado pela televisão, pelo povo da rua e fiquei péssima. Com medo. 
*Fotos por Caroline Oliveira. https://www.cartacapital.com.br/politica/quem-sao-aqueles-que-defendem-a-candidatura-de-lula-na-eleicao-2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...